quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cocaína movimenta US$ 50 bilhões no mundo, aponta relatório da ONU

Uma das drogas mais rentáveis do mundo, a cocaína, movimenta cerca de US$ 50 bilhões segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

A análise do diretor executivo do UNODC, Antonio Costa, é a de que enquanto os índices de
pureza e o número de apreensões --nos principais países consumidores-- estão diminuindo,
os preços estão aumentando, e os padrões de consumo estão em evolução. "Isso pode
ajudar a explicar o terrível aumento nos índices de violência em países como o México.
Na América Central, os carteis estão disputando um mercado em retração", disse Costa.

O documento foi lançado em Washington (EUA) e tem 314 páginas. Ele foi elaborado devido ao Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, lembrado na próxima sexta-feira (26).

O documento aponta que a produção de cocaína em 2008 foi de 845 toneladas, a menor dos últimos cinco anos.

O fator determinante para a queda foi o declínio de produção na Colômbia, país que produz a metade da cocaína no mundo. Houve redução de 18% no cultivo e uma redução de 28% na produção da droga, em comparação com 2007. A contrapartida é que mercados emergentes da droga, tais como Peru e Bolívia, apresentaram elevação.

Segundo o diretor executivo, a queda na apreensão do produto na África Central deve ter como reflexo a diminuição do fluxo de cocaína após cinco anos de intenso crescimento. Entretanto, ele afirmou que o binômio violência e instabilidade política relacionada às drogas, como é o caso de Guiné-Bissau, só poderá ser erradicado com o auxílio da Europa. "Enquanto houver demanda por drogas, os países mais vulneráveis continuarão sendo alvos dos traficantes. Se a Europa realmente quiser ajudar a África, deve diminuir seu apetite por cocaína", disse Costa.

Apreensões

Outra droga que apresentou queda na produção foi o ópio no Afeganistão, país responsável por 93% da produção mundial de droga. No país da Ásia Central o cultivo apresentou retração de 19% em 2008.

Segundo o documento, apenas 41% de cada 100 kg de cocaína produzida no mundo é apreendido. O país onde mais se apreende a droga é na Colômbia, responsável pela produção de 50% da escalada mundial.

Apesar de pequena se comparado com tudo que é produzido, a apreensão de cocaína é muito superior aos opiáceos (ópio, morfina e heroína) interceptados. Apenas 19% de opiáceos do mundo são apreendidos, em sua maior parte nos países como Irã e Paquistão.

Em 2007, o Irã apreendeu 85% do ópio produzido no mundo e 28% de toda a heroína. O Paquistão está na segunda posição em termos de apreensões de heroína e morfina, segundo o relatório.

A UNODC cita ainda o Afeganistão. O debate sobre o tema será levado em forma de mensagem para uma reunião ministerial do G8 sobre o Afeganistão
em Trieste, no dia 27 de junho. "Quanto mais ópio for apreendido no Afeganistão e em seus vizinhos, menos heroína haverá nas ruas da Europa. E vice-versa: quanto menos heroína for
consumida no Ocidente, mais estáveis estarão os países da Ásia Ocidental", disse Costa.

Maconha

O documento aponta que a maconha continua sendo a droga mais cultivada e consumida no mundo. Segundo o texto, o índice médio do THC (princípio ativo) quase dobrou na última década em drogas apreendidas na América do Norte.

A potencialização do componente danoso da maconha traz grandes implicações à saúde, evidenciada pelo aumento significativo no número de pessoas em busca de tratamento.

Países da América do Norte, Oceania e Europa Ocidental são os maiores consumidores de maconha do mundo. A América do Norte e Europa Ocidental também lideram quando o assunto é consumo de cocaína.

Sintéticas

Os dados mostram uma evolução na produção e no consumo de drogas sintéticas em países em desenvolvimento. Por outro lado o consumo de anfetaminas, metanfetaminas e ecstasy se estabilizou em países desenvolvidos,.

O relatório da UNODC mostra que houve uma mudança na produção. O que antes era artesanal agora assumiu grande escala de produção em laboratórios do sudeste Asiático, região onde está sendo produzida quantidades massivas de comprimidos de metanfetaminas, crystal meth (conhecida como ice) e outras substâncias como a quetamina.

Países da União Européia são os principais fornecedores de ecstasy e o Canadá se transformou no principal eixo de tráfico de meth e ecstasy.

Um terço de toda a apreensão de anfetaminas no mundo foram feitas na Arábia Saudita, mais do que o montante da China e Estados Unidos juntos.

Investimentos e injetáveis

O relatório se mostra contrário à legalização de drogas ilícitas e ressalta que a melhora no enfrentamento do problema exige maior atenção à prevenção e ao tratamento de usuários, por meio de investimentos sociais

A constatação é de que o cultivo ilícito e a venda de drogas se mostram mais fortes em regiões sem presença do Estado ou nas quais a ordem pública é frágil.

O documento aponta ainda que o Brasil está entre os quatro países que tem maior número de usuários de drogas injetáveis. Por consequência dessa prática, o Brasil figura entre os nove países com maiores índices de contaminação do vírus HIV no mundo.

IMPORTANTE: Estes dados são assustador para o Brasil. Necessitamos urgente de políticas públicas no combate ao avanço das drogas no país. O PROERD - Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência, será implantado nas escolas públicas de Quixadá, no mês de agosto/2009, para alunos da faixa etária de 09 a 12 anos, numa forma de prevenir crianças e adolescentes ao consumo de drogas. Este programa é realizado pelo 11° BPM Provisório de Quixadá.

LIDER DO GOVERNO NÃO QUER ILÁRIO A FRENTE DO PT




Segundo o Jornal O Povo na sua edição de hoje, o deputado Nelson Martins, do partido dos trabalhadores e líder do governo CID na Assembleia Legislativa, teria demonstrado que se dependesse dele o presidente do PT Ilário Marques não seria reeleito.
"Gosto do Ilário, mas ele não faz o consenso do partido" teria dito o líder defendendo que a indicação passe pela prefeita Luiziane Lins.
"Creio que a prefeita indicará o consenso, o Ilário não tem o apoio do deputado José Guimarães que é muito forte no partido, a prefeita não vai querer dividir e temos 2010 pela frente" observa o líder do governo.
Ilário é crítico do modelo cidista de governar por considerá-lo a continuação do projeto tassista.
Os líderes do PT sabem que é imprescindível a união nesse momento, uma divisão prejudicaria o partido como todo na disputa por cargos na eleição do ano que vem, portanto o mais sensato para alguns seria o consenso e Ilário não representa isso, quem viver verá...
Fonte: Monólitos

Presidenta da FUNGETH concede entrevista ao Programa Central News

A presidenta da FUNGETH, Gislane Ribeiro Granjeiro, concedeu entrevista ao programa Central News, na FM Central 104.9, acerca do Programa “Minha Casa Minha Vida”. Na oportunidade ela explicou as ações desenvolvidas pela Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular de Quixadá. Ela disse que estas ações "não se limitam somente para a concretização da habitação, mas de acompanhar a família quixadaense na inclusão na geração renda. Disse que é realizado acompanhamento as familias que procuram a instituição na busca de geração de emprego, habitação e renda".

A FUNGETH coloca para a comunidade o cronograma de reuniões e cadastramento para o programa Minha Casa, Minha Vida, reorganizado e trabalhado de forma descentralizada, por bairros, com o intuito de melhor atender a população e seus munícipes. Os Ouvintes interrogaram por telefone, acerca de como participar do programa e solicitaram a presidenta maior empenho em fiscalizar pessoas que se inscreveram e não preenchem os requisitos exigidos pelo programa. A presidenta Gislane Grangeiro, disse da missão e do compromisso na fiscalização, mas solicitou que a " população pode também denunciar". No final da entrevista Gislane Grangeiro, agradeceu ao Radialista Cila Rodrigues pela oportunidade de pode esclarecer a população as ações viabilizadas pela FUNGETH.


SSPDS realiza nova ofensiva no Interior

Clique para Ampliar

Policiais do Batalhão de Choque dão apoio nas ações de combate aos assaltos e tráfico de drogas (Foto: Divulgação)

Sete pessoas presas, três flagrantes lavrados, mais de 30 veículos irregulares apreendidos e nove bares fechados, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão e dezenas de abordagens a transeuntes e automóveis. Estes foram os primeiros resultados de uma ofensiva desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa e Social (SSPDS) no Interior do Estado.

Efetivos das polícias Civil e Militar estão sendo empregados para combater a violência nos Municípios do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. As primeiras operações tiveram como palco os Municípios de Quixadá e Morada Nova.

As ações policiais, segundo o secretário-adjunto da SSPDS, José Nival Freire, irão atingir outros Municípios do Interior, com o deslocamento de reforço do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) para dar apoio às delegacias regionais e municipais e aos batalhões e companhias da PM locais.

“Nos próximos dias haverá novas operações, mas os locais estão mantidos em sigilo”, explica Freire. A deflagração das operações decorreram de denúncias da população destes Municípios diante do avanço da criminalidade. Em Quixadá (a 158Km de Fortaleza), a ação dos marginais - principalmente assaltantes e traficantes de drogas - fez a população ir às ruas em busca de providências. Conforme o Diário do Nordeste publicou, com exclusividade, no dia 1º deste mês, mais de três mil pessoas participaram de um protesto nas ruas de Quixadá para pedir ao Governo do Estado medidas visando coibir a violência ali. A manifestação foi organizada por entidades religiosas e contou com o apoio e a participação direta de vários segmentos da sociedade, principalmente jovens.

Em Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), uma operação foi coordenada pelo diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Thales Cavalcante Franco; e pelos delegados Luciano Barreto (Russas) e Vera Lúcia Granja (Morada Nova). As incursões da Polícia se estenderam pelos distritos de Roldão e Uiraponga, além das localidades de Felipa, Tapera, São João do Aruaru, Poço da Serra, Juazeiro de Baixo e Felipa, se estendendo até o Município de Ibicuitinga.
Fonte: Diario do Nordeste