terça-feira, 21 de julho de 2009

CONFUSÃO NAS ELEIÇÕES DO CEARÁ: PT TEME APOIO DE CIRO A AÉCIO NEVES

O Partido dos Trabalhadores(PT) está assustado com as declarações do deputado federal Ciro Gomes de que perde vontade de concorrer ao Planalto se o governador Aécio Neves for o candidato do PSDB à presidência da República. Os petistas avaliam que Ciro pode apoiar Aécio e deixar o palanque da ministra Dilma Roussef.

O PSDB do governador José Serra quer que Aécio fique distante de Ciro Gomes, mas o governador mineiro não esconde de ninguém que se for candidato o nome ideal para ser seu vice é do socialista Ciro Gomes. Há obstáculos a serem superados como por exemplo, Ciro precisa convencer seu partido o PSB, comandado pelo governador Eduardo Campos a romper com o PT. Uma tarefa complicada, mas que não pode ser inteiramente descartada.

A perspectiva da aliança nacional PSDB-PSB com a chapa Aécio-Ciro Gomes provoca arrepios no governador Cid Gomes e principalmente no PT cearense. Cid seria obrigado a apoiar a candidatura presidencial tucana e nesse caso o PT forçadamente teria que assegurar um palanque para a ministra Dilma Roussef no Ceará. Nesse cenário há a possibilidade do PT romper com Cid, desistir de apoiar a sua reeleição e ter candidato próprio ao Governo do Ceará. Só que por enquanto, nem Cid nem os caciques petistas cogitam essa possibilidade.

fonte: http://www.cearaagora.com.br/

PT não tem direito de proibir apoios de Cid Gomes

O líder do Governo na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), admite a possibilidade de PT e PSDB subirem no mesmo palanque em apoio à reeleição do governador Cid Gomes. Nelson destacou que o seu partido não pode querer tutelar os apoios que o governador terá em 2010.

“Quanto mais partidos apoiarem a candidatura do governador, melhor. Não vejo problema nenhum porque estão (os tucanos) ajudando e tem dado certo”, justifica, analisando que atualmente, ambos (PT e PSDB) estão vivendo uma situação de participação na base aliada do Governo.

Nelson considera que é uma decisão particular do PSDB apoiar ou não o governador nas eleições do próximo ano e que não cabe ao PT barrar a participação dos tucanos na coligação de Cid Gomes. “O PT não vai determinar que partido A, B ou C seja proibido de apoiar o governador. Se o PSDB entender que deve continuar, inclusive no processo eleitoral, é um direito que o PSDB tem e o PT não pode estabelecer uma proibição”, atesta.

Unanimidade

O parlamentar ainda salienta que há a possibilidade de todos os partidos que hoje têm acento na Assembléia, darem apoio a Cid Gomes. Quanto a PR e PDT, que atualmente fazem oposição ao Governo na Assembléia, o líder destaca que políticos influentes desses partidos já assumiram a possibilidade de apoiar Cid Gomes. Quanto ao seu partido, o PT, Nelson garante que a possibilidade de apoio é quase 100%.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/

Estudo estima que 33 mil adolescentes serão assassinados no Brasil em sete anos

Um estudo inédito divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e com o Observatório de Favelas.

A estimativa foi feita com base em dados de 2006, considerando-se a hipótese de que as circunstâncias observadas naquele ano sejam mantidas. Foram coletadas informações sobre as causas de mortes entre jovens de 12 a 19 anos de idade em 267 municípios, todos com mais 100 mil habitantes.

O estudo também apresenta, pela primeira vez, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil, que mede a probabilidade de um adolescente ser assassinado.

O valor médio do IHA brasileiro é de 2,03 - ou seja, de cada mil adolescentes, 2,03 serão vítimas de homicídio antes de completar os 19 anos.

"Esta cifra por si só deveria ser suficiente para transmitir a gravidade do fenômeno no Brasil, particularmente se lembrarmos que o homicídio contra adolescentes deveria ser, a princípio, um fato extremamente raro em qualquer sociedade", diz o estudo.

A cidade com pior índice é Foz do Iguaçu (PR), com IHA de 9,7. Logo em seguida vêm Governador Valadares (MG), com 8,5, e Cariacica (ES), com 7,3.

O município do Rio de Janeiro aparece na 21ª posição na lista, com IHA de 4,9, enquanto São Paulo fica em 151º lugar, com índice de 1,4.

Homens e negros
O estudo também indica que, entre os homens, a probabilidade de uma morte por homicídio é 12 vezes maior do que entre as mulheres.

Já a probabilidade de que um negro seja assassinado é duas vezes maior do que um branco, de acordo com o levantamento. A maior diferença foi constatada na cidade de Rio Verde (GO), onde a chance de um adolescente negro ser morto é 40 vezes maior.

Também foi calculada a probabilidade de um adolescente ser morto por uma arma de fogo. Em todo o Brasil, essa chance é três vezes maior, em comparação com outras armas.

Os homicídios foram responsáveis por 46% das mortes entre adolescentes registradas em 2006. As mortes naturais somaram 26% e os acidentes, 22%. Os números apontam ainda que 3% dos adolescentes mortos se suicidaram e outros 3% morreram de causas "indefinidas".

* do UOL Notícias